,

Carta com pedido de aumento de salário

Salário

Negociar um aumento de salário é sempre uma situação delicada e que deixa o funcionário com um certo medo, até porque qualquer erro, por menor que seja, pode deixá-lo com uma imagem ruim para com o seu chefe ou supervisor.

Para que você se saia bem nessa hora, e ganhar o seu merecido aumento na remuneração, existem algumas regrinhas que não devem ser deixadas de lado. Tais como:

Dicas de como pedir aumento de salário

  • Jamais fale sobre aumento de salário em um momento em que seu chefe e você estejam ocupados com outro tipo de assunto ou projeto. Procure marcar um horário mais calmo para conversar com ele.
  • Não aproveite-se de momentos em que você foi o “herói”. Ou seja, se você fez um grande favor para o seu chefe ou pela empresa. Pedir aumento nessas ocasiões pode ser visto como um ato de chantagem, por isso, evite!
  • Quando for falar com ele no local e hora certas, comece falando do seu desempenho no trabalho e que o mesmo está gerando resultados satisfatórios para a empresa. Mostre para ele que investir em você será vantajoso, principalmente se o seu cargo participa diretamente da fonte de renda da empresa.
  • Jamais leve para o lado pessoal, dizendo que está precisando de um aumento por conta de problemas familiares e de dívidas. Isso não vai sensibilizar o seu superior.
  • Não tente inventar que conseguiu outras propostas de emprego. Existe uma possibilidade bastante remota disso funcionar, mas caso não funcione, você nem vai ganhar o aumento e ainda de brinde vai ficar com uma imagem ruim para os seus superiores.
  • Se a negociação está indo bem, procure saber quanto outras empresas pagam a funcionários que têm o seu cargo, para comparar com a sua remuneração. Isso pode ser pesquisado facilmente em sites e jornais de economia.
  • Mostre ao seu superior que se ele contratar outra pessoa para ocupar seu cargo, ele vai gastar muito mais dinheiro do que te dar um aumento, pois vai envolver treinamento, adaptação e ainda corre o risco dele não se adaptar à rotina de trabalho.

Tudo isso pode ser dito pessoalmente, ou também através de uma carta, que deve ser entregue em mãos ao seu chefe. Confira um modelo pronto e comece a fazer a sua!

Modelo de carta 1

À: (departamento)
Sr(a). (nome do(a) responsável)

Neste mês de março completo 3 anos de serviço nesta empresa. Desde minha contratação tenho dado grande contribuição ao crescimento das vendas e consequentemente do faturamento total, conforme se pode verificar pelas planilhas inclusas.

Todas as metas estabelecidas têm sido alcançadas graças à muita dedicação e afinco, com que sempre tratarei o trabalho aqui desenvolvido.

Por tais razões, considerando a boa fase que vive a empresa, e minha participação nestes avanços, acredito que faço jus a um aumento na minha remuneração, inclusive, porque as divulgações também ora juntadas demonstram que minha função tem remuneração média de mercado 30% (trinta por cento) acima do meu salário atual.

Ressalto ainda que o reconhecimento do meu pedido será retribuído com o compromisso de alcançar sempre novas metas de crescimento da empresa, com elevado grau de satisfação.

Contando com a sua atenção para o meu pedido, subscrevo-me cordialmente.

 

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome)

 

Modelo de carta 2

Modelo disponibilizado pelo Microsoft Office: http://office.microsoft.com/pt-br/templates/carta-de-pedido-de-aumento-salarial-TC010047129.aspx