Cachorro Pequinês – fotos

O cachorro pequinês é um cão de porte pequeno, originário da China. Há uma lenda sob essa raça, que diz que ele é o resultado do amor de um leão por uma pequena macaquinha. Por conta da diferença de tamanho, o amor deles era dado como impossível. Em busca de ajuda, o leão pediu ao deus Hai Ho que diminuísse seu tamanho  e força para que pudesse ficar com a macaca. O deus realizou seu desejo e os dois puderam viver seu romance. Pouco tempo depois tiveram um filho, que seria o primeiro cão pequinês na história.

Apesar de ser uma lenda, a raça pequinês é muito antiga, tendo mais de 4 mil anos de idade. Antigamente, ele era criado como um animal sagrado, sendo chamado de “Leão de Buda”, estando presente apenas dentro da Cidade Proibida de Pequim, na China. O pequinês só ficou conhecido por conta de uma invasão britânica no local onde eles viviam. Quase todos da raça morreram (pelos seus donos, que preferiam ver seus cães sagrados mortos do que capturados pelos ingleses), mas alguns foram levados pelos soldados, que os deram de presente à Rainha Vitória. Com isso, eles começaram a fazer sucesso, passando a serem cães típicos da alta sociedade europeia.

Por conta de sua grande popularidade, muitos comerciantes começaram a vender cães raivosos e que mordiam seus donos como se fossem realmente um pequinês. Por conta disso, houve uma época aqui no Brasil, que a raça ficou quase extinta, pois ninguém mais queria possuí-lo, achando que se tratava de um animal violento e feroz.

Personalidade

Apesar de muitos acharem que ele é um cão nervoso, o pequinês possui um temperamento calmo e super equilibrado, sendo muito apegado ao seu dono. Muitas vezes pode apresentar indiferença ao ver estranhos, mas nada que o torne um cão feroz.

Não é uma boa opção para quem possui crianças pequenas, pois ele gosta de tranquilidade e não precisam fazer muitos exercícios. Por possuírem uma personalidade forte, costumam não obedecer a maioria das ordens do dono, sendo um tanto “metido”, agindo por conta própria.

Cuidados especiais

Por ter um pelo fino e delicado, é necessário escovar diariamente, para que ele se mantenha bonito e com aspecto saudável. Outro cuidado que o dono deve ter é com respeito à coluna do animal. Evite deixa-lo subir e descer escadas com frequência, pois futuramente ele pode apresentar lesões graves e que podem comprometer sua locomoção.

Mais algumas características do Cachorro Pequinês

  • O peso pode variar entre 2 e 7 kg;
  • Sua pelagem é abundante e pode ficar longa se não forem realizadas tosas periódicas;
  • Seus olhos são grandes e de coloração escura;
  • As cores mais comuns do pequinês  é o marrom, castanho avermelhado e o preto;
  • Em caso de perigo, protege o dono da forma que conseguir;
  • É um cão ciumento e teimoso;
  • Por ser pequeno, seus hábitos alimentares são proporcionais ao tamanho;
  • Para que não fique agressivo com outros animais e pessoas, deve-se praticar sua socialização.

Fotos

Cachorro Pequinês

Foto: Reprodução

 

Pequinês dormindo

Foto: Reprodução

 

Pequinês

Foto: Reprodução

 

Pequinês filhote

Foto: Reprodução

 

Raça Pequinês

Foto: Reprodução

 

Pequinês branco com marrom

Foto: Repdrodução

 

Cachorro pequinês castanho avermelhado com branco

Foto: Reprodução

 

Pequinês marrom com castanho

Foto: Reprodução

 

Cachorro pequinês branco

Foto: Reprodução

 

Pequinês

Foto: Reprodução