Bronquite: o que é, sintomas e tratamentos

BronquiteÉ uma inflamação dos brônquios (canais que conduzem ar da traquéia até os pulmões), causadora de tosse persistente e expectoração. Há duas formas de bronquite: A bronquite aguda, que aparece subitamente e dura pouco tempo e a bronquite crônica, que é uma infecção repetitiva e pode voltar durante vários anos.

  • A bronquite aguda é causada, geralmente, por algum agente irritador ou inalação de substâncias tóxicas ou alergênicas. Ainda algumas bactérias como a Mycoplasma pneumoniaeBordetella pertusisChlamydia pneumonia, ou vírus, como adenovírus, vírus influenza, coronavírus e rinovírus, podem ser causadores. Pode surgir após resfriados ou gripes, quando há uma sensibilidade maior.  Além da tosse com muco, podem ocorrer dores no peito.
  • Já a bronquite crônica, se caracteriza pela repetição de crises de tosse com muito muco, quando a pessoa apresenta essa tosse em até três meses ao ano e por dois anos seguidos. A razão dessas é a exposição prolongada aos agentes causadores de irritação dos brônquios, sendo o cigarro um dos agentes mais comuns nesse caso, os bronquíolos se inflamam e as glândulas de secreção aumentam. Nas crises, o que costuma acontecer é: febre, a tosse com muco espesso, chiado no peito e dificuldade para respirar.

Em ambos os casos, para tratamento, se faz necessário em primeiro lugar o afastamento dos agentes causadores da irritação, principalmente o cigarro, mesmo que na forma passiva. Também cuidados como hidratação, repouso e medicamentos específicos para cada caso, a critério médico, como xaropes expectorantes e até corticóides e broncos dilatadores, no caso de bronquite crônica.

Fontes de pesquisas:

www.brasilescola.com/doencas/

www.bronquite.com

www.abcdasaude.com.br