Boas orações para ensinar às crianças!

Criança orando

A oração sempre foi a maneira de nos comunicarmos com Deus. Seja qual for a religião, se houver crença, fé em um poder maior, provavelmente haverá um contato com Esse Poder Criador que, para cada um de nós tem uma designação ou significado diferente.

O que de fato importa é a fé que temos em algo ou alguém que nos protege, nos guia e, em maus e bons momentos está a olhar por nós. Sempre que recorremos a esse ser, seja em agradecimento por um dia feliz ou para pedir uma ajuda num momento difícil, é a oração que usamos para dizer a Ele o que desejamos.

Desde pequenos aprendemos a unir as mãos e elevar o pensamento a Deus!

Como mencionado antes, as religiões variam bastante e cada uma tem seus ritos e costumes, mas o hábito de se dirigir a Deus, normalmente começa enquanto somos crianças. Bem pequenos, é comum os pais ou avós ensinarem orações simples para as crianças e mostrarem a elas o quanto a oração é importante para quem tem fé.

As crianças costumam ter um respeito muito grande pela crença e por esse ritual da oração, sendo que a maioria costuma se reunir com alguém da família e fazer uma oração antes de dormir para agradecer o dia, pedir que os anjos a protejam durante o sono e, invariavelmente, em sua inocência e pureza, as crianças pedem que Deus proteja as pessoas queridas, seja da família, como os pais, irmãos, avós, ou amigos de quem gostam muito.

Para famílias religiosas, esse ritual da oração é comum, mas muito importante e as crianças costumam levá-lo a sério também, aprendendo, desde cedo, a utilizar a oração como uma conversa íntima com Deus.

Quais as orações mais indicadas?

As crianças são simples de modo geral. Qualquer coisa que se desejar explicar ou ensinar a elas deve ser dita de maneira o mais direta e descomplicada possível. Assim, as orações a serem ensinadas a elas dependem também muito da idade das crianças, se forem muito pequenas, as orações devem ser curtas e sem palavras muito diferentes das que ela conhece; se forem um pouquinho maiores, já se podem usar algumas orações um pouco mais elaboradas, mas também simples.

Se as orações forem complexas ou com alguma palavra mais difícil de a criança entender, pode acontecer de não despertar seu interesse e ela até desistir de fazê-la. O ideal são as orações em forma de rimas, ou bem curtas, que a criança entenda o significado e a pessoa que a ensinar, procure explicar o sentido da oração, a intenção daquelas palavras, assim, a criança adotará essa oração como palavras suas, ou como algo que esteja querendo dizer a seus protetores.

Existem pequenas orações que já se tornaram como “clássicas”, sendo passadas de geração a geração e repetidas pelas crianças ao longo de muitos anos. Várias delas são dirigidas aos anjos, seres com quem as crianças sempre tem uma ligação direta, afinal, quem não tem um anjo-da-guarda, não é mesmo? Estas orações são pintadas em quadros, para ficarem no quarto da criança, bordadas em roupas de cama, como almofadas, etc., tudo para que a criança as tenha por perto na hora de ir dormir e não esqueça desse compromisso com sua fé!

Alguns exemplos

  • Orações para hora de dormir
  • Para pedir proteção pro anjo-da-guarda
  • Para agradecer o alimento
  • Para a hora de acordar

Veja algumas das orações mais conhecidas e utilizadas para ensinar às crianças

Lembre-se, Deus é um só, e nosso objetivo é amá-lo, seja qual for nossa religião – seja católica, evangélica

“Anjo da minha guarda,
Doce companhia,
Não me desampare,
Nem de noite, nem de dia.”

—————————————–

“Anjinho da Guarda,
Meu bom amiguinho,
protege-me sempre,
Pelo bom Caminho.”

—————————————-

“Ó, Anjo da minha guarda,
Que me protege e ilumina
Ajude-me todo o dia
A ser uma boa menina.”

—————————————

“Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou
A piedade divina,
Sempre me rege e guarda,
Governa e ilumina.”

—————————————-

“Meu bom Jesus, verdadeiro Filho da Virgem Maria,
Me acompanhai esta noite,
E amanhã por todo o dia.”

—————————————

“Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do Espírito Santo.”

—————————————

“Querido Jesus, peço que me ajude nesse dia

a obedecer o papai e a mamãe e não brigar com eles

e nem com os meus amiguinhos. Amém.”