Biografia do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão

felipao

Biografia de Felipão:

Luiz Felipe Scolari (Passo Fundo, 9 de novembro de 1948), o Felipão, é um ex-jogador de futebol e atualmente um dos melhores técnicos de futebol do mundo.

O início da carreira de jogador foi no Aimoré, equipe de São Leopoldo (RS). Quem incentivou Felipão a jogar bola foi seu pai, Benjamin Scolari, que também foi zagueiro do Aimoré.

Luiz Felipe Scolari se destacou em campo como um jogador “raçudo” e com capacidade de liderar o time, o que o tornou capitão de algumas equipas das quais jogou.

Após o Aimoré, ele jogou no Caixias por sete anos.

Depois atuou no Juventude, Novo Hamburgo e CSA de Alagoas, clube no qual ele ganhou seu unico título como jogador no ano de 1980, o Campeonato Alagoano.

Felipão pendurou as chuteiras no ano de 1982.

Por ser um líder nato, Felipão não ficou parado e logo foi chamado para ser técnico do CSA de Alagoas.

Depois treinou o Pelotas e o Al Shabbab, da Arábia Saudita.

Em 187 levou o Grêmio ao tricampeonato gaúcho.

O primeiro título nacional do técnico veio em 1991, quando ganhou a Copa do Brasil pelo Criciúma.

Foi para o Oriente Médio novamente e após retornar, agora como técnico do Grêmio, conquistou vários títulos, dentre eles Copa do Brasil de 1994 e Libertadores da América de 1995. Também ganhou pelo time gaúcho o Campeonato Brasileiro de 1996.

Após dirigir um clube japonês chamado Júbilo Iwata, foi contratado pelo Palmeiras. Lá ganhou a Copa do Brasil de 1998 e a Libertadores da América em 2001.

Felipão foi junto ao Palmeiras para Tóquio, para disputarem o Mundial Interclubes, porém o time, que até  jogo bem, perdeu por 1 a 0 para o Manchester United.

Após a derrota Felipão foi pro Cruzeiro e pouco tempo depois tornou-se técnico da Seleção Brasileira.

Esta é parte principal de sua carreira, pois Luiz Felipe Scolari pegou um verdadeiro problema, uma seleção que não ganhava de ninguém e que quase fica fora da copa de 2002.

Em um ano ele conseguiu “arrumar” a equipe e ela se consagrou pentacampeão mundial.

Este é o maior título da carreira de Felipão, a Copa do Mundo de 2002.

Após o final da Copa do Mundo ele foi dirigir a seleção de Portugal, a qual foi vice-campeã européia e conseguiu chegar as semifinais da Copa do Mundo de 2006 (desde 1966 a seleção portuguesa não conseguia chegar  as semi-finais).

Em 1 de julho de 2008 Felipão torna-se técnico do Chelsea, porém sua passagem por lá foi “relâmpago” e durou até 9 de fevereiro de 2009. Comenta-se na imprensa especializada que Roman Abramovich estava muito desanimado com os resultados ruins do time na Premier League.

Após isto dirigiu o Bunyodkor do Uzbequistão por um ano e hoje ele é novamente  Técnico do Palmeiras.