Biografia do filósofo francês Victor Hugo

victor hugo

Biografia de Victor Hugo:

Victor Hugo foi um escritor e político francês do século XIX.

Ele nasceu na cidade francesa Besaçon, era filho de Joseph Hugo e Sophie Trébuchet.

Suas obras mais famosas foram “Os Miserávies” e “O Corcunda de Notre Dame”.

No ano de 1819 fundou com seus irmãos a revista “Conservateur Littérarie” (Conservador Literário). Neste mesmo ano ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux.

Com apenas vinte anos publicou uma série de poemas, “Odes e Poesias Diversas”. Com sua peça teatral “Cromwell” conseguiu obter o posto de líder romântico da França.

Casou-se com Adéle Foucher e durante toda vida teve vários casos extraconjulgais.

Entre 1829 e 1843 teve grande sucesso. Fez “Notre Dame de Paris”, mais conhecido como “O Corcunda de Notre Dame”, que o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa em 1841.

Tornou-se deputado da Segunda República em 1848, porém teve de se exilar quando Luís Napoleão deu um golpe de estado, em 1851.

Hugo o criticou vigorosamente em “Historie d’un Crime”.

Durante este segundo império de Napoleão 3º, viveu exilado em Jersey, Guernsey e Bruxelas.

Após a morte de sua filha, começou a procurar conhecimentos espíritas, o s quais foram relatados na obra “Les Tables Tournantes de Jersey” (As Mesas Moventes de Jersey).

A partir de 1849, Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Reformista, desejava mudar a sociedade, mas não mudar de sociedade. Em 1870 Hugo retornou a França e reatou sua carreira política. Foi eleito primeiro para a Assembléia Nacional, e mais tarde para o Senado. Não aderiu à Comuna de Paris mas defendeu a anistia aos seus integrantes.

De acordo com seu último desejo, foi enterrado em um caixão humilde no Panthéon, após ter ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo.