Biografia do empresário Roberto Marinho

Roberto Marinho

Biografia do jornalista e empresário Roberto Marinho:

Roberto Pisani Marinho nasceu em 3 de dezembro de 1904 no Rio de Janeiro – RJ. Ele foi um grande empresário e jornalista, dono das Organizações Globo, um conglomerado de rádios, jornais e canais de televisão do Brasil.

Foi um homem de grande influência política, sendo adversário público de Getúlio Vargas, Juscelino Kubtschek, Leonel Brizola e Lula da Silva.

Muitas vezes acusado de utilizar seu poder e a rede Globo para manipular informações, como da vez em que Lula da Silva e Fernando Collor de Melo debateram no Jornal Nacional. A Rede Globo de televisão foi acusada de manipular o debate, o que supostamente tirou a candidatura de Lula à Presidência da República.

Durante o governo FHC suas empresas passaram por uma grande crise, o que retirou Roberto Marinho da lista de bilionários da Forbes.

Com sua primeira esposa em 1946, Stella Goulart Marinho, teve quatro filhos: Roberto Irineu Marinho, Paulo Roberto Marinho (falecido aos dezenove anos, em 1970), João Roberto Marinho, e José Roberto Marinho. O segundo casamento foi com Ruth Albuquerque, em 1971, já se divorciando da primeira esposa.

Seu último casamento, o terceiro, foi com Lily de Carvalho Marinho, em 1991.

Em 6 de agosto de 2003, aos 98 anos, Roberto morreu num hospital na sua cidade natal.