,

Biografia do empresário Jorge Paulo Lemman

jorge paulo lemman

Nascido no dia 26 de agosto de 1939 no Rio de Janeiro, Jorge Paulo Lemman é hoje um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil.

Atualmente ele ocupa o posto de quinto homem mais rico do país e 172° no mundo – raking feito pela revista americana Forbes.

Um de seus primeiros empreendimentos de sucesso foi o Banco Garantia, que após uma década de sucesso foi vendido por um valor milionário para o, também banco de investimentos, Credit Suisse First Boston.

Fundou, junto com seus inseparáveis amigos Marcel Telles e Carlos Alberto Sucupira, a administradora de fundos de investimentos GP Investimentos. Empresa esta que já teve participações simbólicas na Telemar, Lojas Americanas, Playcenter, Hop Hari, Fogo de Chão, Gafisa, ALL, entre outras grandes empresas.

A GP Investimento foi vendida à antigos funcionários, um deles é Antônio Bonchristiano – um dos economistas mais respeitados do Brasil.

Fora os investimentos de Private Equity, Jorge Paulo Lemann ganhou muito dinheiro atuando diretamente no mercado de ações. Ele chegou a ser acionista da Gillete, empresa onde o megainvestidor Warren Buffet também tem ações.

Um de seus últimos intentos foi a aquisição da Inbev, uma fabricante de cervejas e refrigerantes que resultou da fusão entre Brahma e Atarctica e que posteriormente foi fundida com a belga Interbew, o que tornou a empresa a segunda maior cervejaria od mundo. Isto até que compraram a Budweiser e galgaram o posto de maior cervejaria do mundo.

Lemann tem uma fortuna avaliada hoje em 5,8 bilhões de dólares e mora em Zurique com os três filhos mais novos e a segunda mulher.

Filho de suíços, Lemann foi tenista na mocidade, tendo representado a Suíça na Copa Davis de 1962. Foi pentacampeão brasileiro de tênis.