Benefícios para saúde de tomar água regularmente

Benefícios de beber água

Conheça os benefícios de beber água. | Foto: Reprodução

A água é um elemento fundamental para a sobrevivência de qualquer ser vivo. Quando tomada regularmente e na quantidade certa, ela pode trazer vários benefícios à nossa saúde. Além disso, pode também repor as energias que gastamos ao longo do dia, favorecendo o funcionamento adequado dos nossos órgãos, músculos e nervos.

Aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água, fato que nos dá uma ideia do quão importante ela é. Alguns órgãos, como por exemplo, os rins, o coração e os pulmões, chegam a possuir 80% de água em sua composição.

A sede

Muita gente só bebe água quando a sede começa a chegar, entretanto, esse é um dos erros mais comuns e que pode causar uma série de problemas de saúde. A sede é nada mais nada menos que um sintoma inicial de uma desidratação. Ela ocorre quando o seu corpo está necessitando de água para funcionar, é como se fosse uma espécie de “alerta vermelho”.

O ideal é que não se espere até sentir sede para beber um copo d’água. Procure se hidratar sempre, principalmente se estiver fazendo algum esforço ou atividade física, onde o gasto é maior, por conta do aumento significativo da sudorese.

A água e seus minerais

A água mineral, como o próprio nome já diz, é composta por uma série de minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira abaixo quais são eles e os benefícios que cada um traz:

  • Cálcio: é um dos principais elementos que ajudam na formação dos ossos. No caso de pessoas idosas, ajuda bastante nos quadros de osteoporose e demais patologias ósseas. Além disso, por ser diurético, também previne a formação de pedras nos rins.
  • Bicarbonato de Sódio: indicado no tratamento de doenças do estômago, como úlceras gastroduodenais e gastrites, assim como para diabetes e hepatites.
  • Sódio: quando ingerido em quantidades baixas, equilibra a perda de líquidos do organismo, ajudando na hidratação.
  • Potássio: assim como o bicarbonato, também ajuda em problemas estomacais. Além disso, auxilia no tratamento do estresse, fadiga e falta de concentração.
  • Sulfato: previne a cristalização do ácido úrico, ajudando na diluição de cálculos renais.
  • Fluoreto: ajuda a fortalecer a saúde dos dentes e ainda previne a osteoporose.

Outros Benefícios

A água também ajuda a queimar calorias e consequentemente, emagrecer com saúde. É comprovado que o corpo gasta energia para processá-la em nosso organismo. Ou seja, beber cerca de 8 copos de água por dia, queima aproximadamente 200 calorias! E se for gelada, esse gasto calórico pode aumentar significativamente.

Outro benefício é a prevenção do envelhecimento precoce. A água ajuda a hidratar a pele, deixando-a mais firme e bonita, o que evita o aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão. Mas para que isso funcione adequadamente, é preciso começar desde cedo a beber água regularmente (por volta de 2,5 litros por dia).

Beber água regularmente diminui bastante o risco de se contrair uma série de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, além de outras infecções relacionadas. Ajuda também na digestão de alimentos, evitando prisões de ventre ou até mesmo diarreias.