Benefícios de se fazer alongamento antes dos exercícios


Alongar o corpo gera diversos benefícios ao mesmo, como melhora da postura, alívio de dores musculares, relaxamento das fibras musculares, aumento da flexibilidade e, outra vantagem que o alongamento gera é a massagem dos órgãos internos, como a massagem do intestino – que facilita a ingestão dos alimentos – e do pâncreas – o que colabora para a estabilização do açúcar no sangue.

Outros benefícios que valem ser lembrados são:

– Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;

– Previne lesões (distensões musculares, entorses);

– Melhora a postura e o esquema corporal;

– Ativa a circulação;

– Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;

– Melhora a atenção;

– Previne dores;

– Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;

– Reduzem as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia );

– Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior;

– Permite a realização de gestos e movimentos que sem esta seriam simplesmente impossíveis;

– Diminuição dos riscos de lesões e distensões, apesar de não confirmado experimentalmente, a prática nos tem demonstrado sua veracidade;

– Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade.