Benefícios da castanha-do-pará


Benefícios da castanha-do-pará

Foto: Reprodução

A Castanha-do-pará é um alimento conhecido por todos os brasileiros, mas é esquecida no dia-a-dia, como muitos outros alimentos que trazem grandes benefícios a saúde. Isso se deve pelo fato de que muitas pessoas desconhecem as maravilhas que a castanha pode fazer no nosso corpo, graças ao seu alto valor nutricional. Vamos mostrar abaixo motivos de sobra para você começar a consumir a castanha diariamente.

Conhecida fora do país como “Brasil Nut”, algo como ‘Castanha-do-Brasil’ em português, recebeu o nome dentro do país de Castanha-do-pará porque no período colonial o Pará abrangia toda a área da Amazônia, que era na época a maior produtora de castanha desse tipo. Castanha essa que, contrariando os cozinheiros, é classificada pelos botânicos como sendo na verdade uma semente.

Veja alguns de seus benefícios

A Castanha-do-pará é uma grande fonte de Vitamina B1, Magnésio e o importantíssimo Selênio. Conheça seus poderes:

  • A Vitamina B1 é muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose.
  • O Magnésio, que é encontrado em boa quantidade na Castanha-do-pará, é essencial para viver bem já que se não consumido diariamente pode provocar: agitação, anemiaansiedade, mãos e pés gelados, insônia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares.
  • O Selênio é um mineral antioxidante, ou seja, protege as células do envelhecimento. Isso evita o aparecimento de diversas doenças, principalmente as degenerativas. O mineral também protege o organismo dos radicais livres, auxilia o corpo na renovação celular, ajuda o organismo a eliminar substâncias tóxicas e metais pesados que estejam alojados nas células, fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide e reduz os níveis de colesterol ruim no sangue. Muita coisa, não é mesmo?

Como consumir a Castanha-do-pará?

Aconselha-se consumir uma castanha por dia para desfrutar dos benefícios que ela faz ao organismo, e é importante seguir essa recomendação porque apesar de fazer tanto bem a saúde ela é bem calórica, então nada de comer a castanha como se fosse pipoca.

Na Amazônia onde a Castanha-do-pará é muito utilizada para fins medicinais é comum fazer chá da casca da castanha para auxiliar no tratamento de doenças do fígado, e chá das próprias castanhas para diminuir dores estomacais diversas. Lá também é comum o uso do óleo da Castanha-do-pará como umidificador de pele.

Tem gente que pode não achar a Castanha-do-pará muito saborosa logo de cara, mas isso acontece geralmente porque é um alimento novo e com sabor marcante. Nada que o consumo diário não possa mudar.