Belas mensagens para pedir PERDÃO!

Perdão

Nós, seres humanos, imperfeitos e tão confusos, vez ou outra somos magoados e também acabamos magoando alguém, principalmente as pessoas mais próximas, com quem convivemos mais intimamente e, assim, nos desentendemos com maior facilidade.

Já diz um antigo e popular ditado: “Errar é humano e perdoar é divino”. Acontece que muita gente se atrapalha prá valer na hora de admitir seu erro ou demonstrar arrependimento por ter ofendido alguém, assim como há as pessoas que não tem o dom da tolerância e simplesmente, não conseguem desculpar ofensas, por mais que a pessoa faça. Então, como certos indivíduos tendem a fazer tempestade em copo d’água por toda e qualquer coisa, costumam pensar que todas as pessoas são assim, inflexíveis e que não adianta pedir perdão. Deste modo, vemos relações que são quebradas ou que passam tanto tempo nessa espécie de “geladeira” emocional, sem que as pessoas se falem, que acabam se extinguindo!

O perdão é importante para quem pede e também para quem o concede, já que traz de volta a paz e a tranquilidade entre pessoas que, muitas vezes, se gostam muito!

Por que o pedido de perdão deve ser bem planejado?

Muitas vezes, há a vontade de se reconciliar com uma, ou até com mais pessoas, mas a maneira escolhida para isso é que é infeliz!

Veja como um pedido de desculpas pode ser frustrado

  • Forçar a barra para apresentar o pedido quando a pessoa ainda não está pronta para ouvir;
  • Não fazer o pedido diretamente à pessoa atingida ou ofendida, mas falar à uma terceira pessoa sobre seu arrependimento;
  • O pedido de desculpas só é feito depois que o erro cometido se torna público e “pega mal”;
  • Este pedido é apresentado na condicional (“desculpe se por acaso exagerei”)
  • Dizer que o erro foi de interpretação de quem se ofendeu (“desculpe se alguém entendeu erroneamente que eu estava sendo preconceituoso”)
  • Não demonstra que há arrependimento sincero e haverá um esforço para corrigir, compensar ou evitar repetições do mesmo erro;
  • Quando após o pedido, há novas ofensas caso as desculpas não sejam integral e imediatamente aceitas.

Como se percebe, se a pessoa deseja receber o perdão, não importa o método usado para pedi-lo, desde que: seja dirigido diretamente à pessoa ou pessoas a quem se tenha ofendido e de forma sincera, com real arrependimento.

Se não tiver coragem para falar pessoalmente, ou, se a pessoa não quiser recebê-lo, sempre é possível usar a estratégia de mandar uma mensagem, seja pelas mídias eletrônicas, seja através do bom e velho cartão, acompanhado de flores ou de um presentinho que agrade a pessoa.

Este método pode não ser aceito, como outros, mas, normalmente, se as palavras usadas são adequadas e demonstram verdade, a pessoa que as lê, provavelmente, pense com mais calma e abra a guarda para uma reconciliação!

A escolha das palavras certas para pedir desculpas…

Como mostrado nos itens que tornam um pedido de perdão frustrado, as palavras escolhidas são essenciais para garantir que seu pedido seja ouvido com atenção e aceito!

Veja:

Pedido de perdão

– ESPECIFIQUE SEU ERRO:

Assumir que sua atitude ou palavras ofenderam ou causaram qualquer prejuízo a alguém é imprescindível para se desculpar. Seja claro ao dizer o que e como você errou!

– ASSUMA A RESPONSABILIDADE:

Se for um pedido de desculpas sincero, não inclua “desculpas” ou justificativas para seu erro no pedido, como: “eu estava bêbado”, “foi culpa do entregador”,etc. Estas podem ter sido as causas, mas a responsabilidade deve ser sua, caso contrário, a pessoa pode apenas se irritar mais.

– ESCOLHA O MOMENTO ADEQUADO COM CALMA:

É certo que o ideal é quando conseguimos pedir desculpas imediatamente após errarmos, mas, como nem sempre é possível, escolher o momento certo é essencial. Não espere tempo demais, especialmente se o erro não foi tão grave assim. Simplifique ao máximo! Quando a coisa for mais complicada, entram a estratégia e o bom senso para escolha da melhor forma de ser ouvido!

– PEÇA SINCERAS DESCULPAS!

O pedido de desculpas deve ser feito de forma simples e sincera, não necessariamente longo, mas deve conter:

  • o reconhecimento de que se fez algo errado ou prejudicial, que ofendeu ou prejudicou a pessoa;
  • oferecer uma compensação ou reparo (quando possível) ou apenas a intenção sincera de não repetir o erro;
  • reafirmar o quanto a pessoa é importante em sua vida (se for) pode ser bom;
  • e, finalmente, o pedido que ela a perdoe e dê oportunidade para novo recomeço;
  • seja qual for a maneira de propor, se o pedido não tiver a intenção sincera como base, podem ser gastos milhões com presentes, flores,etc. que não adiantará.
  • você pode receber o perdão na mesma hora, sendo assim, aja naturalmente, se não, a pessoa pode precisar de mais tempo para que tudo volte a ser como era, portanto, seja paciente!
  • IMPORTANTE: se você for perdoado e tiver prometido mudar de atitude, caso não o faça, chegará o momento que esse descumprimento da palavra terá um preço alto!

Alguns exemplos de simples pedidos de desculpas através de mensagens

“ Eu sei que não deveria ter falado qual o preço máximo que você pretendia pedir pela casa e que, por isso, acabei atrapalhando seu negócio. Me desculpe! Farei o possível para ajudá-lo a concluir a venda e nunca mais serei indiscreto, prometo!”

————————————————————-

“Minha atitude explosiva deixou você triste, com toda razão. Me desculpa! Eu sei que preciso melhorar este meu gênio, aprender a ser mais controlado e ouvir você antes de sair gritando! Prometo que vou tentar ser melhor, porque não quero que você fique triste ou me abandone!”

————————————————————-

“ Em alguns momentos, por distração ou por irritação, acabamos perdendo a paciência e explodimos com a pessoa que mais amamos. Foi isso que aconteceu comigo, minha irritação com outras coisas acabou sendo descontada em você, mãe! Quero que  saiba que sinto muito mesmo! Ver você chateada comigo me dói demais! Prometo que me esforçarei para nunca mais gritar ou ser grosso com você! Me desculpa? Amo você!”

————————————————————

“ Sei que o que eu fiz foi muito feio e injustificável, fui infantil e, por estar enciumada, acabei falando mal de você para nossa amiga. Imagino como magoei você, uma das pessoas que mais amo no mundo! Sinto muito mesmo! Arrependo-me desde aquele instante e sei que nunca mais falarei sem pensar bem antes, posso te prometer isso! Já procurei nossa amiga para dizer a verdade à ela, que tudo o que eu falei foi por causa do meu ciúme infantil, ela entendeu. Sei que você pode não me perdoar ainda, pode estar muito chateada sequer para me ouvir e eu compreendo e vou esperar até que você ache que a gente possa conversar!

Só espero que não seja tarde demais! Desculpe, por favor!”

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Redação

SiteTwitterFacebook