Belas fotos de tatuagens de gueixas

Veja algumas tatuagens de gueixas de diversos modelos

Conheça um pouco da historia das gueixas

As gueixas são figuras emblemáticas e tradicionais do Japão e, embora ainda existam, são em número reduzido atualmente. Essas mulheres talentosas, eram artistas que estudavam artes desde crianças e trabalhavam com entretenimento, passando algumas horas acompanhando homens poderosos.

Com o passar dos anos e a invasão do Japão pelos Estados Unidos, houve uma distorsão da imagem das gueixas ao mundo, quando os soldados americanos as retratavam como prostitutas, de maneira muito pejorativa. Embora naquela época difícil algumas mulheres realmente se prostituíssem para poderem sobreviver, as gueixas não tinham essa ocupação normalmente.

As gueixas seguiam uma tradição rígida como a maioria das tradições japonesas. Eram crianças quando as famílias as entregavam ao Oki-ya, uma casa onde só viviam gueixas, localizada em uma comunidade só de gueixas, hanamachi, onde as mulheres é quem mandavam, ao contrário do resto do país; e aí passavam a fazer trabalhos domésticos nessa casa.

Ao chegarem a pré-adolescência, as futuras gueixas iam, então, à escola de gueixas, onde seguiam o rigoroso treinamento até atingirem a perfeição nas artes da dança e da música, pintura, interpretação teatral, acrobacias e cultura de modo geral, além de etiqueta. Estas mulheres eram de uma erudição muito superior à maioria, já que tinham acesso a conhecimentos que as outras mulheres ignoravam.

Essas mulheres especiais tinham independência, podiam se dedicar à profissão, não precisando fazer trabalhos domésticos e também podiam ter filhos e, ao contrário do que normalmente acontecia, as meninas eram privilegiadas. Por todas as vantagens que as gueixas possuíam, além do status, as famílias pobres costumavam vender as meninas com a esperança de que se tornassem gueixas. Atualmente, as meninas vão por conta própria para seguir essa ocupação, mas não tem, hoje em dia, a mesma consideração que as gueixas do passado tinham.

Além da formação completa, a aparência das gueixas também era perfeita: usavam quimonos riquíssimos em detalhes, de tecidos caros e pesados; o rosto completamente maquiado de branco e com detalhes sutis de maquiagem e tamancos altíssimos de madeira. Com todo esse “equipamento”, as gueixas precisavam ter sempre um ar tranquilo, delicado e alegre.

Os Oki-ya eram sustentados por um Danna, homem rico e normalmente casado, que tinha a gueixa principal da casa como companhia frequente a todos os eventos a que comparecia. Isso era costume entre os homens poderosos, era também um sinal de status, porque o tempo de uma gueixa era muito caro e poucos poderiam ter a companhia tão especial dessas mulheres, apenas os poderosos e muito ricos.

Algumas vezes, o danna tinha uma gueixa como amante, mas essa não era a prática costumeira, as gueixas não tinham contato físico com os homens a quem entretinham.

Por que as pessoas escolhem as gueixas para tatuar?

Como são pessoas tão especiais, cercadas de mistério, as gueixas também costumam ser as escolhas para tatuagens tanto de homens quanto de mulheres. Elas representam:

  • a delicadeza;
  • a inteligência feminina;
  • a sedução;
  • sensualidade;
  • artes; etc.

Alguns homens costumam tatuar gueixas como recordação de um amor, passado ou não. Também há os que as tem como representantes do ideal de mulher, a mulher delicada e inteligente que muitos esperam conhecer e viver um amor.

Já as mulheres também costumam tatuar gueixas por idealizar, porque gostariam de ser essa mulher sedutora e especial, por quem os homens se desdobram para agradar, que os fascina e seduz!