Baixar programa de Declaração de Imposto de Renda

Imposto de Renda

Todos os anos, os brasileiros têm que declarar à Receita Federal, o Imposto de Renda de Pessoa Física. Ele é um documento onde o indivíduo declara todos os impostos pagos sob o seus rendimentos durante o ano. Ele tem o intuito de passar a mensagem de “igualdade social”, através do conceito de quem ganha mais, paga mais imposto.

O prazo para declarar esse imposto, varia todo ano, mas concentra-se entre o mês de março e abril. A entrega pode ser realizada através de vários meios, como: Banco do Brasil, Caixa Econômica, nas agências dos Correios e até pela internet através do programa da Receita Federal direcionado a essa finalidade.

Programa da Receita Federal

Esse programa possui várias versões, dependendo do Sistema Operacional que é usado no computador. Qualquer um dos sistemas é aceito, desde que atenda alguns requisitos, como por exemplo, possui a Máquina virtual Java na versão 1.6 ou superior. Sem essa plataforma instalada no micro, não é possível executar o programa. Caso você não possua o Java no seu computador, baixe gratuitamente no site oficial da empresa.

Para baixar o programa do IRPF, basta acessar o site da Receita Federal, na seção correspondente e selecionar o seu sistema operacional e seguir as instruções da tela. No caso dos usuários de Linux, será necessário adicionar uma permissão de execução. Isso pode ser feito através do comando “chmod +x IRPF2011linuxv1.0”.

Já nos computadores Mac, será necessário abrir o arquivo compactado e logo depois executar o programa IRPF2011macOS-Xv1.0.app.

Usabilidade

Receita Federal

O programa possui uma interface fácil de usar e bastante clara, bastando preencher os campos solicitados. É comum se confundir com algumas informações, já que algumas delas são de entendimento avançado. Caso não consiga finalizar a declaração, você pode consultar algum conhecido que entenda de contabilidade, ou em ultimo caso, contratar um contador. O único ponto negativo é que ele irá cobrar uma taxa pelo serviço, que varia de R$ 50,00 à R$ 100,00.