, , ,

Aprender como jogar golfe pela internet

Tiger WoodsConsiderado um esporte de elite, o golfe é jogado em todo o mundo e sua origem é um pouco incerta. Enquanto alguns historiadores apontam a Escócia como país onde o esporte apareceu pela primeira vez, outros dizem que ele surgiu na Inglaterra.

Jogado sempre em campos abertos e apropriados para o esporte, o golfe tem como principal objetivo colocar a bola dentro do buraco com o menor número de tacadas possível. Normalmente, em uma competição há 18 buracos, e o jogador que colocar as bolas em todos os buracos com o menor número de tacadas ganha. Para dificultar a partida, muitas vezes há areia, água, relva alta e árvores no caminho da bola.

Dicas de golfe

Tacos

Pode parecer besteira, mas em um mesmo jogo de golfe são usados vários tacos, e cada taco tem uma função diferente. Por isso nunca se deve comprar tacos separadamente, o mais indicado é comprar sempre um jogo completo.

É importante também observar o lie do taco antes de comprá-lo. Lie é o ângulo que forma entre a cabeça e a barra do taco. Uma pessoa mais alta necessita de um ângulo mais fechado e virse versa, para que assim o taco possa apoiar bem no chão e a tacada saia reta, sem desviar para nenhum lado.

Tipos de tacos:

  • Driver – Com ele que se dá as tacadas mais fortes e que alcançam maior distância.
  • Madeira – Tem a mesma estrutura do driver, mas é um pouco menor e apropriado para distâncias mais curtas.
  • Ferros – São curtos, pesados e com angulações diferentes. Existem vários tacos deste tipo, e são numerados de 2 a 9. Quanto maior o número, maior o ângulo e menor a distância que a bola vai percorrer. São essenciais para ultrapassar alguns obstáculos como árvores.
  • Wedge – Com o taco Pitching Wedge como mais conhecido da categoria, eles possuem uma angulação grande e são ótimos para elevar a bola em grandes alturas. Entretanto, não a fazem percorrer uma grande distância.
  • Putter – O maior taco de todos usado para percorrer as menores distâncias. Com altíssima precisão, ele é utilizado para colocar a bola diretamente no buraco quando ela já está próxima o suficiente.

Swing

Trata-se do nome dado ao movimento que o jogador deve fazer para acertar o taco na bola. Cada jogador tem seu swing específico, não existe um swing correto e que deve ser imitado. Mais algumas dicas podem ajudar a melhorar o movimento.

  • Manter os olhos sempre na bola, mesmo que a rotação do corpo seja muito grande.
  • No movimento de preparação deve-se levantar o taco até que ele fique paralelo ao chão. O braço direito pode ficar flexionado, mas o esquerdo tem que ficar totalmente esticado. E a perna esquerda precisa estar flexionada para dar mais força à batida.
  • Depois que o taco tiver paralelo ao chão inicia-se o movimento de volta para o taco bater na bola. O quadril deve ir na direção da batida primeiro que o resto do corpo. O braço esquerdo precisa estar sempre esticado, e a perna esquerda firme para não desequilibrar o swing.
  • No momento do impacto, topo o peso do corpo será transferido para a bola e isso pode causar um desequilíbrio, mas o importante é mesmo assim permanecer com os olhos na bola o tempo inteiro.
  • O movimento de preparação deve ser em uma velocidade moderada para não perder a concentração nem errar nenhum movimento. Já a batida precisa ser firme e de velocidade contínua.
  • A terminação da tacada acontece depois que a bola já foi acertada. Deve-se continuar o movimento até que o taco esteja posicionado atrás da cabeça e o corpo totalmente virado na direção que a bola percorreu.
  • No movimento de terminação, a flexão das pernas deve ser invertida, a esquerda deve ficar esticada e a direita flexionada, enquanto os dois braços ficam flexionados.
  • O importante não é a força e sim a maneira que o taco toca na bola.