Aprender como afinar violão


Violão

Todo músico sabe que em um violão desafinado, qualquer nota ou música parecerá estar sendo tocada de maneira errada. Sendo assim, a afinação torna-se mais que necessária para que o instrumento exerça com perfeição a sua função musical.
E não adianta ser cuidadoso com a maneira de pegar no braço do violão, ou ficar avisando a todos que chegam perto para não mexer nas tarraxas. Com o tempo e a intensidade de uso, as cordas vão afrouxando e saindo do tom naturalmente. A única solução então é aprender como afinar seu violão, para ficar sempre fazendo essa manutenção necessária.

Passo a passo de como afinar o violão

Você vai precisar de um som de referência para escutar o tom correto das notas e poder compará-las com as do seu violão. Pode consegui-lo usando outro instrumento (que esteja afinado), ou se preferir pode fazer download ou ouvir online as notas musicais. Basicamente, a única nota de referência necessária será a mi grave.

  1. Mi grave (primeira corda de cima para baixo) – Primeiramente descubra qual tarraxa corresponde a essa corda. Depois toque o mi grave do seu violão ao mesmo tempo que escuta o mi grave de referência. Se os sons estiverem diferentes, comece a girar a tarraxa até que eles fiquem iguais. É importante saber que apertar a tarraxa deixa a nota mais aguda, e folgar deixa mais grave.
  2. Lá (segunda corda de cima pra baixo) – Pressione o quinto traste do mi grave e toque a nota, depois toque o lá solto e compare os dois sons. Se não estiverem iguais comece a girar a tarraxa do lá até que se igualem.
  3. Ré (terceira corda de cima pra baixo) – Pressione o quinto traste do lá e toque o ré solto e o lá ao mesmo tempo. Gire a tarraxa do ré até que as duas notas estejam iguais.
  4. Sol (quarta corta de cima pra baixo) – O processo é igual aos dois anteriores. Toque o ré no quinto traste e o sol solto, compare os dois sons. Caso haja diferença gire a tarraxa até que fiquem idênticos.
  5. Si (quinta corda de cima pra baixo) – Agora é diferente. Pressione o quarto traste do sol e toque junto com o si. Vá girando a tarraxa do si até que o som fique igual ao do sol no quarto traste. Esse é o único momento que o quarto traste é usado.
  6. Mi agudo (sexta corda de cima pra baixo) – Toque o si no quinto traste e o mi agudo simultaneamente. Caso os sons estejam diferentes, gire a tarraxa do mi agudo até que fiquem iguais. E tome cuidado, essa é a corda mais frágil e pode torar facilmente.

Finalizando

Quando terminar faça o teste, toque todas as cordas juntas e escute bem os seus sons para ter certeza que estão todos corretos.