Aprenda receitas de sabão em barra e em pó caseiro

sabao-caseiro

Estamos tão acostumados com as facilidades e conforto da modernidade e da tecnologia que sequer pensamos na possibilidade de algum produto que costumamos usar, como os produtos de higiene e limpeza terem sido produzidos usualmente de maneira caseira em certas épocas!

Sim, antigamente, os sabões eram feitos em casa, para o uso cotidiano! Atualmente, há quem se ocupe fabricando sabões de diversos tipos, tanto em barra quanto em , além de sabonetes, alguns naturais, ecológicos e até complementem a renda mensal com esse trabalho artesanal interessante. Inclusive como uma economia doméstica, afinal, os custos de produção serão muito menores do que os gastos com a compra de produtos industrializados!

Além do fato de se fabricar um produto de modo simples e poder oferecê-lo aos amigos até como um presentinho, um mimo, caprichando-se nas embalagens, ainda estaremos contribuindo de maneira muito positiva com a ecologia, com a preservação do meio-ambiente, pois um dos ingredientes de quase todas as receitas é o óleo de cozinha usado, aquele que muitas pessoas mal-informadas jogam na natureza, através dos ralos das pias ou de seus quintais, poluindo as águas e causando mais um dano ao ecossistema!

Vale muito a pena, para quem dispõe de algum tempinho livre, experimentar fazer seu próprio sabão! É bastante simples e sem complicações, apenas deve-se atentar bem para as dosagens dos ingredientes, depois de experimentar uma receita, é possível mudar o aroma, por exemplo, utilizando outra fragrância, assim, sempre se terá um sabão diferente!

Veja algumas receitas de sabões e como é simples fazer seu próprio sabão!

Sabão em barra:

Ingredientes:

  • 2 litros de óleo usado;
  • 400 gramas de soda cáustica;
  • 800 ml de água quente;
  • 80 ml de amaciante de roupa.

Preparo:

Primeiro, esquente a água em uma panela ou chaleira e transfira para um recipiente da sua preferência. Depois disso, a soda cáustica deve ser adicionada e mexida por cerca de cinco minutos à essa água quente.  Passado esse tempo, adicione o óleo e o amaciante e misture por mais 40 minutos. É importante salientar que esse intervalo de 40 minutos deve ser cumprido para a receita dar certo! Finalizando, é só colocar a mistura em um recipiente e esperar endurecer para cortar as barras.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

* A soda cáustica é substância absolutamente corrosiva, por isso, use luvas de borracha ao fazer o sabão e tome o máximo cuidado para que não entre em contato com sua pele!

* A vasilha onde a mistura final será colocada para endurecer deve ser, preferencialmente, baixa e plana, como uma assadeira de metal (compre ou utilize uma só para isso!)

Sabão pastoso:

Ingredientes:

  • 250 ml de detergente,
  • 255 mililitros de pinho sol;
  • 350 gramas de soda caustica,
  • 2 litros de óleo de cozinha usado;
  • 1/2 l de água aquecida.

Preparo:

Coloque o detergente, o pinho sol, a soda e a água quente, numa panela e mexa por 19 minutos. A seguir, acrescente o óleo, misture por 40 minutos e depois deixe descansar por 3 horas. Finalizando, o sabão líquido deve ser guardado em potes e depois tampado.

Essa receita rende cerca de três quilos e meio de sabão pastoso!

Sabão em pó

Ingredientes:

  • 1 tablete de anil;
  • 1 kg de soda caustica;
  • 1 sabonete;
  • 3 litros de óleo de cozinha usado.

Preparo:

Coloque os ingredientes no fogo baixo e mexa até que se transforme em uma farofa;

Quando estiver frio, passe na máquina de triturar até ficar fino.

Deixe no sol para secar.

DICAS: Se tiver a intenção de vender esses sabões, prepare uma receita de cada e experimente para conhecer. Na próxima vez, embale os sabões em barra com papel celofane e fitas ou ráfia, enfim, use sua criatividade e faça bonitas embalagens (quem sabe usando a reciclagem nisso também?) e dê esses sabões às amigas e vizinhas, especialmente àquelas que você sabe que tem interesse em proteger o meio-ambiente e faça sua propaganda!

Certamente elas passarão a ser suas clientes!

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Redação

SiteTwitterFacebook