Anorexia – causas e tratamentos desta doença


O que é?

Transtorno alimentar

Transtorno alimentar que se caracteriza pela insuficiência alimentar. A pessoa cria métodos para evitar a ingestão de alimentos, devido ao medo exagerado que tem de engordar, ocasionando diversos problemas de saúde e podendo levar à morte. É uma doença complexa que envolve componentes psicológicos e fisiológicos, atinge, na maioria dos casos, mulheres, principalmente as jovens e adolescentes.

Sintomas

A pessoa que sofre de anorexia nervosa é chamada de anoréxica e sofre de um medo irracional de ganhar peso, de ser gordo e costuma ver o próprio corpo com uma gorduraque não tem, pensa que tem peso acima do normal, quando já está abaixo do peso ideal.

Comumente, a pessoa anoréxica nega que sofra dessa doença quando é questionada a respeito, algumas costumam exagerar nas atividades físicas, além de não suportarem ingerir alimentos. O corpo apresenta sinais de emagrecimento exagerado, com peso corporal até  85% menos do que o normal.

bulimia pode vir a se tornar mais um transtorno que a pessoa anoréxica desenvolva com o passar do tempo.

Anorexia

A anorexia causa sérios danos como:

  • Ao sistema reprodutor feminino (observa-se a ausência de menstruação por meses);
  • Intestinais (alguns anoréxicos usam laxantes com frequência);
  • Anemia (ocasionada pela baixa ingestão de ferro);
  • Danos aos rins (a pessoa usa diuréticos frequentemente);
  • Osteoporose (baixa ingestão de cálcio ou dificuldade dos intestinos em absorvê-lo);
  • A anorexia tem uma taxa de mortalidade de até 20%, representando a maior entre os transtornos psicológicos. Geralmente a morte é causada por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio, que fazem com que o coração tenha seus batimentos normais.

Causas

Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares, sendo que, atualmente, a influência da mídia, em geral, seja considerada o principal deles, influenciando negativamente a autoestima de pessoas mais sensíveis e as crianças e adolescentes que estão com a personalidade em formação. O culto à magreza é constantemente evidenciado em filmes, comerciais e revistas, principalmente as revistas de moda, onde se veem modelos cada vez mais jovens e magérrimas, levando à falsa crença de que a magreza é um requisito para o sucesso e a beleza. As maiores vítimas de anorexia são as mulheres, inclusive as muito jovens, entre 11 e 14 anos de idade.

Pessoas com histórico de rejeição familiar, abusos sexuais ou outras situações traumáticas e aquelas cujas profissões exijam um corpo magro, como ginastas, nadadoras, modelos ou bailarinas, podem desenvolver algum transtorno alimentar na busca por um corpo ideal. As pessoas perfeccionistas também podem vir a sofrer desses transtornos.

Tratamentos

O tratamento de anorexia nervosa é bastante complexo, devido às raízes psicológicas que desencadeiam o problema. Em casos leves e moderados, a pessoa anoréxica passa por terapia individual, terapia de grupo e até terapia familiar e, em casos graves, a hospitalização pode ser necessária. Sendo a negação do problema bastante comum nos casos de transtornos alimentares, a família e os médicos envolvidos devem ser pacientes e apoiarem a pessoa em sua recuperação e nas possíveis recaídas, que são muito comuns.