Amebíase: o que é, sintomas, causas e tratamentos

O que é?

Intestino Grosso

É uma doença intestinal causada por uma ameba parasita chamada Entamoeba Histolytica que se instala no intestino grosso e se alimenta do alimento digerido e pode comer até as paredes intestinais, passando para a corrente sanguínea e indo se instalar em órgãos importantes do corpo.

A pessoa se contamina através da ingestão de alimentos ou água contaminados com os ovos do parasita ou qualquer tipo de ingestão acidental de alguma coisa que tenha entrado em contato com fezes contaminadas pelo parasita. Uma forma de contaminação também causada pela falta de higiene é o contato sexual anal-oral. Quando não está no corpo humano, o protozoário toma a forma de cisto, sendo muito resistente e podendo sobreviver anos em águas de rios ou até em superfícies, como nas verduras, por exemplo. Quando o ser humano ingere este cisto, as amebas são liberadas e há a contaminação.

 

Sintomas

Dor estomacal

As pessoas infectadas pela doença nem sempre adoecem, mas, se apresentam algum sintoma, estes costumam ser moderados, podendo ocorrer dores estomacais, cólicas e até diarréias, sendo a disenteria um estágio grave da contaminação, com fezes sanguinolentas, dores estomacais e febre. Raramente também pode acontecer de a Entamoeba Histolytica invadir o fígado e provocar até abscessos e, em circunstâncias ainda mais raras, pode invadir outras partes do corpo, como o cérebro.

Causas

A pessoa contaminada, geralmente é aquela que não tem bons hábitos de higiene, como lavar bem alimentos, evitar colocar objetos na boca e lavar bem as mãos, principalmente após usar o banheiro.

Esses são cuidados básicos e importantes que previnem não só esta doença, mas diversas outras.

Tratamentos

São usados antibióticos para curar a doença. Se o paciente não ficar doente com a contaminação provavelmente será tratado com somente um antibiótico e, se ficar doente, por dois tipos diferentes, primeiro fará o tratamento com um, depois com o outro.

Fontes de Informações

invivo.fiocruz.br;

grupoescolar.com;

copacabanarunners.net