,

All Blacks: seleção de Rugby da Nova Zelândia

all blacks

A seleção neozelandesa de Rugby é hoje o melhor time deste esporte no mundo. Conhecida como “All Blacks“, ela tem representação muito honrosa para os que vestem o manto negro. Isto pois o Rugby é o esporte mais praticado na Nova Zelândia.

Por falar na expressão “All Blacks”, vale a pena esclarecer o por quê desta designação: tudo ocorreu quando um jornal britânica publicou um artigo que chamava a seleção de “All Backs”, se referindo a tática de jogo do time. Por um mal entendido geral da nação, a expressão foi distorcida para “All Blacks”, nome que identifica o time até hoje.

Como já foi mencionado, os neozelandeses são considerados o que há de melhor no rugby atualmente. Tal afirmação é reforçada pela conquista da primeira Copa do Mundo em 1987, pelas sete vezes que foram campeões da Tri Nations, e pelos Grands Slams de 1978 e 2005 em que venceram as seleções da Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia. Atualmente, os All Blacks são titulares da Copa Bledisloe, um troféu anual que disputam com a Austrália, sua maior rival. Os All Blacks ocupam a primeira posição do ranking da Federação Internacional de Râguebi.

O atual equipamento da Nova Zelândia é inteiramente preto, e produzido pela marca Adidas, com o logo da marca à direita e o símbolo da confederação à esquerda do jogador. A primeira fez em que a seleção fez um tour no exterior, foi na Austrália, em 1884, a camisa era azul escura, com o símbolo em dourado. Quando a confederação neo-zelandesa foi fundada, em 1893, eles estipularam um equipamento totalmente preto. Mas somente em 1901 que os All Blacks adotaram a atual versão, que é hoje em dia considerado o equipamento de rugby mais conhecido do mundo.

Prova da paixão por este esporte:

Vídeo dos jogadores realizando seu indispensável ritual pré jogo:

Haka é o nome genérico dado à dança dos maoris, o povo que ocupava as ilhas neozelandesas quando os ingleses chegaram. Para os maoris, a dança complexa do Haka é uma expressão da paixão, vigor e identidade da raça, de certa forma, a boa performance ajuda a manter a reputação tribal.

E os jogadores dos All-Blacks não fogem à regra, pois antes de qualquer jogo, desde o início do século, fazem a dança do Haka em frente aos adversários. Os estádios silenciam para ouvir. Os jogadores adversários se perfilam, em pose desafiadora, para fazer frente.