Alimentos ricos em proteínas


Alimentos ricos em proteínas

Uma dieta rica em proteínas pode tornar a vida de qualquer pessoa bem mais saudável. Elas são um dos componentes básicos para a nossa sobrevivência. Entre seus principais benefícios, está a contribuição para o sistema imune, aumentando a defesa do nosso corpo contra microrganismos, bactérias e vírus que venham a nos atacar. Além disso, é um dos principais princípios ativos da cicatrização de machucados, e da fabricação de colágeno, que deixa a pele mais bonita e livre de rugas.

Outro uso bastante comum da proteína é na musculação. Ela proporciona o aumento rápido de massa muscular, principalmente se o indivíduo pratica atividades físicas regularmente. Em resumo, a proteína é considerada atualmente o componente mais importante para o organismo depois da água.

Logo mais abaixo, fizemos uma seleção de alimentos ricos em proteínas e quais suas principais funções. Confira:

 

CARNE BOVINA

Em geral, todas as carnes vermelhas possuem grande quantidade de proteínas e nutrientes. Elas carregam substâncias essenciais para um bom desenvolvimento do corpo humano. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade que se ingere desse tipo de alimento, já que, por ser de origem animal, se consumida sem nenhuma moderação, pode ocasionar no aumento descontrolado dos níveis de colesterol no sangue.

 

OVOS

Além de serem uma das melhores fontes de proteínas existentes, eles também são a de melhor qualidade. Além disso, possuem também Omega-3, que é bastante eficiente para o sistema imunológico. Mas é na clara do ovo onde encontramos uma imensa fonte de proteínas. Muitos atletas chegam a comer dezenas de claras por dia para alcançar a hipertrofia.

 

CARNE DE FRANGO

A carne de frango é outra grande fonte de proteínas. A parte onde encontramos a maior concentração é na área da coxa, que é justamente onde o animal possui mais músculos. Entretanto, não recomenda-se comer demais esse tipo de carne, pois dependendo de onde foram criados, possuem um alto teor de hormônios, podendo causar problemas de saúde.

 

SALMÃO

Não só o salmão, mas todos os peixes são ricos em proteínas. Além disso, possuem uma quantidade ideal de gorduras boas para o nosso organismo (insaturadas), que são a Omega 3 e 6. Por ser caro, esse peixe é limitado a algumas pessoas, entretanto, outro que faz um efeito semelhante e com um preço em conta é o atum.

 

QUEIJO

Assim como todos os derivados do leite, o queijo é dos alimentos em que mais encontramos proteínas. Entretanto, é bom saber qual o tipo certo que cada pessoa pode consumir sem preocupações. O ideal são os brancos, como o queijo coalho, que não possui tanta gordura como os amarelos (mussarela, queijo do reino, entre outros.)