Alimentos que são ricos em fibras


Alimentos ricos em fibras

Uma alimentação rica em fibras proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida de qualquer pessoa. Além de melhorar o funcionamento do intestino, previne várias doenças relacionadas ao coração, como também o diabetes e alguns tipos de câncer. Elas são essenciais também para quem quer perder peso, sendo recomendada por nutricionistas no combate à obesidade. Isso se dá por conta que as fibras demoram a ser digeridas pelo nosso organismo, dando uma sensação de saciedade, fazendo com que comamos menos e com saúde.

Vários alimentos que ingerimos no dia a dia podem ser trocados pelos que são ricos em fibras. Por exemplo, em um lanche da tarde, ao invés de comer uma coxinha ou refrigerante, prefira uma barra de cereal e um suco, mesmo que seja industrializado. Sem dúvida alguma, fazem bem melhor para sua saúde do que uma fritura e refrigerante.

Outra dica é comer alimentos integrais, que possuem uma carga de fibras aumentada. Entretanto, se você não gosta e não consegue comer esse tipo de alimento, existem também os farelos, como é o caso da linhaça. Ela pode ser colocada em praticamente todo tipo de refeição. Desde um pãozinho, até um prato mais elaborado. Você nem vai sentir, mas vai está melhorando sua qualidade de vida aos poucos.

O consumo de fibras é ótimo para o organismo, mas como tudo demais não é bom, preste bastante atenção na quantidade que está ingerindo. Quando não se é acostumado e é aumentada rapidamente, pode causar sérios problemas de saúde, como diarreia, cólicas, estofamentos, entre outros incômodos. O ideal é aumentar o consumo de fibras gradativamente e estacionar em um ponto em que você percebeu que está ficando com a pele, cabelo e saúde intestinal melhor.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado são os líquidos. Se você consome pouco, aumente essa quantidade. Pois as fibras só agem quando há liquido no corpo, sem ele, ela pode dá o efeito contrário do esperado, como prisões de ventre, gases, entre outros problemas. Consuma ente 7 à 9 copos de água diariamente, nunca menos nem mais que isso, há não ser que você tenha algum problema de saúde e o seu médico tenha receitado algo diferente.

CONHEÇA AGORA ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

Alimentos ricos em fibras

  • Feijão;
  • Ervilha;
  • Aveia;
  • Soja;
  • Laranja com bagaço;
  • Maçã;
  • Manga;
  • Agrião;
  • Arroz integral;
  • Lentilha;
  • Linhaça;
  • Berinjela;
  • Ameixa;
  • Grão-de-bico;
  • Repolho;
  • Couve.