10 dicas de segurança pra hora de abrir seus e-mails


virus

Embora este assunto (segurança na internet) seja um dos mais falados em sites e programas de tevê relacionados à tecnologia, ainda há muita gente que sai abrindo e baixado todos os e-mails que recebe, mesmo que não tenha a mínima noção de quem seja o remetente.

Tal conduta resulta na instalação de vírus em seus pcs, na perda financeira (muitas vezes dados pessoais e bancários são roubados) e na alegria dos técnicos de informática (pois cada vez vão ganhar mais dinheiro formatando e instalando o Windows).

Um exemplo bem chulo

Embora pareça inacreditável, muitos internautas ainda abrem e-mails enviados por pessoas desconhecidas, onde o assunto não tem nexo algum com eles, como fotos de festas, solicitação de dados bancários e etc.

spam

Como alguém pode abrir um e-mail destes?

Já que as pessoas sofrem de amnésia coletiva, separei 10 mandamentos do e-mail, que irão ajudar o internauta a nunca mais abrir um spam com vírus em sua vida:

1º Mandamento
Não abrirás arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas. Principalmente se a mensagem tratar de pornografia ou vantagens financeiras. Simplesmente apagarás a mensagem.

2º Mandamento
Se não souberes do que se trata o anexo, não o abra. Mesmo que o e-mail seja de uma pessoa conhecida.

3º Mandamento
Assunto e remetente também ajudam a identificar vírus. Se chegar um e-mail de alguém famoso ou com um título engraçado, cuidado: vírus à vista. (Lembra que o remetente do vírus Branca de Neve Pornô é o Hahaha!). Atentarás também para os e-mails sem remetente ou sem assunto. Os vermes modernos podem atacar-te ao abrir uma mensagem, sem que abras um anexo.

4º Mandamento
Deletarás as correntes e e-mails indesejados (spam). Não encaminharás nem responderás a nenhum desses e-mails – ao pedir que um spammer tire teu endereço da lista, tu só fazes confirmar teu endereço para ele.

5º Mandamento
Atualizarás sempre teu anti-vírus. Cerca de 200 novos vírus são descobertos todo mês.

6º Mandamento
Farás backup de todos os seus arquivos, e manterás os discos atualizados para não perder informações. Assim, há como recuperar os dados caso um desastre aconteça.

7º Mandamento
Só farás downloads de sites confiáveis. Caso seja necessário baixar arquivos de sites desconhecidos, passarás o anti-vírus nos arquivos antes de abri-los ou executá-los.

8º Mandamento
NUNCA abrirás arquivos anexos que tenham as extensões PIF ou VBS, e terás precaução redobrada com os SCR, EXE ou COM. Esses arquivos são, na verdade, rotinas que descarregam o vírus em teu computador. Apagarás o e-mail imediatamente, mesmo que o anexo tenha outra extensão (por exemplo: nome-do-arquivo.jpg.pif).

9º Mandamento
Assim que receberes um e-mail que pareça infectado, procura avisar os remetentes dos e-mails imediatamente anteriores, para que eles chequem seus sistemas e parem de ficar enviando essas bombas virtuais!

10º Mandamento
Bom senso tem atualização mais rápida que anti-vírus. Precaução: apagarás as mensagens estranhas e não deixarás a curiosidade te vencer. Basta pensar no trabalho que dará recuperar arquivos, perder outros, redigitar textos, formatar o disco rígido.

Fonte: Mdig